16/05/2018

Argentina vence primeira modalidade da Copa do Mundo do Cavalo Crioulo

Movimiento a La Rienda conheceu seus ganhadores em prova disputada na ExpoFICCC que ocorre no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio

O primeiro campeão da “Copa do Mundo” do Cavalo Crioulo foi conhecido na noite desta terça-feira, dia 15 de maio, na pista do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O ginete argentino Cristian Aguilera foi o grande vencedor da final do Movimiento a La Rienda, modalidade em disputa na ExpoFICCC 2018.


Montando o cavalo Guay Juramento, conquistou 55,500 pontos somados nos oito movimentos que são realizados pelos conjuntos durante a prova, tradicional em território argentino. O segundo colocado foi o brasileiro Marcelo Renato de Souza, montando Silêncio de Santa Angélica, enquanto a terceira posição ficou com Cleiton Guimarães de Vargas montando Eclipse Del Prieto.

Para Aguilera, foi um grande momento vencer a primeira das modalidades da “Copa do Mundo” do Cavalo Crioulo e levar um título para os argentinos. “É um orgulho representar a Argentina nesta pista muito linda onde fui muito bem recebido. Este foi o resultado de muito trabalho, aliado a um cavalo muito bom e com doses diárias de muito treinamento”, salientou.

Segundo o argentino Felipe Jose Ballester, jurado da final do Movimiento a La Rienda, o crescimento da prova no Brasil é visível, mas a tradição na Argentina ainda faz com que os competidores daquele país ainda tenham destaque. “Esta é uma modalidade que está crescendo no Brasil e creio que vai avançar muito mais. Mas na Argentina esta é uma disputa antiga e este cavalo já foi campeão nacional e tem história no Movimiento a La Rienda. Mas os brasileiros já estão emparelhando com os argentinos nas disputas”, observou.

As provas da “Copa do Mundo” do Cavalo Crioulo seguem até domingo. A próxima decisão de título na ExpoFICCC 2018 acontecerá na quinta-feira, dia 17 de maio, quando será realizada a Paleteada Argentina. 

Confira o resultado

1º Lugar
Cristian Aguilera, montando Guay Juramento. Expositor Roberto Mario Ceruti, estabelecimento Cabañas Don Roberto e La Salamanca, Herrera - Entre Rios (Arg).
Nota: 55,500

2º Lugar
Marcelo Renato de Souza, montando Silêncio de Santa Angelica. Expositor Miguel Voss, estabelecimento Cabanha Voss, Blumenau/SC (Bra).
Nota: 52,000

3º Lugar
Cleiton Guimarães de Vargas, montando Eclipse Del Prieto. Expositor Lair Christ, estabelecimento Cabanha Cola Larga, Salvador do Sul/RS (Bra).
Nota: 51,500


Foto: Fagner Almeida/Divulgação
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective